Prevenção
Câncer de mama cresce entre mulheres a partir dos 40 anos: conheça os fatores e formas de prevenção
21 out 2025 • fabieli soares

O câncer de mama, tradicionalmente mais comum em mulheres acima dos 50 anos, tem apresentado crescimento preocupante entre mulheres por volta dos 40 anos. O Ministério da Saúde aponta que cerca de 23% dos casos da doença são registrados em mulheres com idade entre 40 e 49 anos. Segundo especialistas da área, essa mudança no cenário está diretamente ligada aos hábitos de vida, com o aumento da obesidade, do sedentarismo e da predisposição genética como agentes potencialmente carcinogênicos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, em 2025, serão diagnosticados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. A incidência é de 66,5 casos por 100 mil mulheres, número considerado alto. Em 2023, mais de 20 mil mortes foram registradas no país pela doença.
É importante lembrar que a detecção precoce aumenta em 90% a chance de cura; já no diagnóstico tardio, essa possibilidade cai para menos de 30%, e o tratamento se torna mais agressivo.
No novo episódio do videocast “Mais Saúde”, do Hospital Santa Catarina – Paulista (credenciado Amafresp), os especialistas Dr. Aumilto Silva Jr, Dr. Anastasio Berrettini e o Dr. Gustavo Badan explicam os principais fatores de risco, os avanços no diagnóstico precoce e as opções de tratamento mais modernas e personalizadas.
Durante o bate-papo, eles também destacam a importância do rastreamento, do acolhimento emocional e do papel da rede de apoio durante o tratamento, reforçando que informação e cuidado caminham juntos na luta contra o câncer de mama.
Assista agora, clicando aqui.