Notícias, Prevenção

Novembro Azul: câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros

04 nov 2020 • admin

Entramos no Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e especialmente para detecção e tratamento do câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer). O instituto estima que 65.840 novos casos de câncer de próstata devem surgir ao longo de 2020. 

Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

O que aumenta o risco de desenvolver o câncer próstata?

Segundo o INCA, a idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Além disso, outros fatores podem influenciar no desenvolvimento desse tipo de câncer:

  • Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;
  • Excesso de gordura corporal;
  • Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

Detecção precoce é estratégia importante 

A detecção precoce do câncer de próstata é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou por meio de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. 

O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames: dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico) e toque retal (permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos, possível estágio inicial da doença).

Confira quais são os sintomas do câncer de próstata que indicam necessidade de investigação, segundo INCA:

  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.