Notícias

Você está cuidando bem da sua saúde ocular?

17 abr 2019 • admin

O mês de abril é dedicado à prevenção da cegueira e à conscientização sobre a realidade de pessoas cegas ou com deficiência visual severa.

Você sabia?
Há dois tipos de deficiência visual, a cegueira que abrange pessoas que enxergam menos do que 5% até a ausência total de luz e as pessoas com baixa visão, que apresentam de 5% à 30% de visão mesmo depois do uso de óculos comuns e tratamentos oftalmológicos.

Cuidados com a visão das crianças
– A visão se desenvolve até os 7 anos de idade.
– Todos os bebês precisam fazer o “teste do olhinho” até 48h após o nascimento para detectar catarata, glaucoma e outras doenças oculares.
– Crianças que tropeçam e caem muito, aproximam os objetos dos olhos com frequência, apresentam dificuldade de enxergar na lousa ou na TV, “apertam” as pálpebras para ver melhor de longe, devem ser levadas ao oftalmologista.
– Dificuldades na escola também podem ser sinais de problemas oculares. Um óculos pode evitar que uma deficiência visual se desenvolva!
– Mantenha a vacinação das crianças em dia, doenças como o sarampo e catapora podem causar cegueira.

Prevenção na juventude e vida adulta:
– A exposição prolongada ao sol sem óculos com proteção UVA/UVB pode causar problemas sérios na visão e aumentar a predisposição às doenças oculares.
– Pessoas a partir dos 40 anos precisam medir sua pressão intraocular anualmente para detecção do glaucoma. Em caso de histórico na família é aconselhável monitorar desde a juventude.
– Diabetes é uma das maiores causas de deficiência visual, portanto seu tratamento e acompanhamento é fundamental.
– Evite compartilhar maquiagens, pois elas podem transmitir doenças como conjuntivites.
– Não use óculos com grau, pomadas e colírios sem recomendação médica.
– Não esfregue os olhos com as mãos, pois elas podem conter bactérias, fungos e outras sujeiras. Lave-as sempre antes de tocar os olhos.
– Consulte-se com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
– Não durma com lentes de contato e sempre as higienize. Esses cuidados evitam doenças oculares como lesões na córnea.