Notícias, Prevenção

Setembro Amarelo em tempos de pandemia

02 set 2020 • admin

Entramos no Setembro Amarelo, mês focado na conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Devido à pandemia de Covid-19, estamos vivendo um momento particularmente difícil e, até certo ponto, é esperado nos sentirmos estressados, com medo, ansiosos, solitários ou tristes.

Entretanto, é importante se atentar a essa avalanche de sentimentos negativos, que podem servir de gatilho para uma depressão ou para algum outro transtorno mental que costuma contribuir para comportamento suicida.

“Quem toma esse tipo de atitude [suicídio] sempre está muito cheio de sofrimento e acaba ficando cego por conta disso. Não enxergam nenhuma solução possível no momento. Então, o tratamento da doença mental é um dos pilares mais importantes de prevenção. Cerca de 90% dos casos poderiam ter sido evitados se a vítima tivesse recebido ajuda de qualquer pessoa, além de profissionais”, explica Karen Scavacini, psicóloga e fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

Sabemos que o isolamento social dificulta ajudar quem precisa de apoio emocional, mas usar o recurso da chamada de vídeo e outros meios online tem sido uma boa alternativa. A Amafresp oferece o serviço de telemedicina e telepsicologia para todos os filiados do plano, que podem agendar uma consulta com terapeutas e outras especialidades, sem precisar sair de casa.

Clique aqui e confira como acessar a telemedicina. Agende sua consulta!

Onde devo buscar ajuda para prevenir o suicídio?
– Procurar um psicólogo, psiquiatra ou um grupo de apoio;
– CVV – Centro de Valorização da Vida www.cvv.org.br – Ligação gratuita 188
– SAMU 192 – em caso de emergência
– Corpo de Bombeiros 193 – no caso de salvamento

Fonte: Conexa Saúde