Notícias, Prevenção

Ministério da Saúde prepara campanha de imunização contra sarampo

28 maio 2019 • admin

O Ministério da Saúde divulgou na última semana que está preparando uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo a partir do dia 10 de junho. Segundo a pasta, os detalhes da campanha serão divulgados em breve. A medida foi tomada depois que diversos estados brasileiros relataram um aumento no número de casos da doença, principalmente na região norte do país.

Dados do Ministério mostram que, só no ano passado, foram registrados mais de 10 mil casos no Brasil, sendo nove mil apenas no estado do Amazonas. Até maio deste ano foram 83 notificações. O retorno do sarampo, considerado erradicado no Brasil, provocou também a perda do certificado de eliminação da doença que o país havia recebido da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em 2016.

Mas não é só aqui. No mundo, o número de casos aumentou em 300% nos primeiros meses de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Nos Estados Unidos, por exemplo, 880 pessoas já contraíram a doença.

RISCOS E CUIDADOS

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que provoca febre, tosse, coriza, e manchas no corpo. A transmissão do vírus é direta, de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente.

Embora a doença esteja controlada no Brasil, há sempre o risco de que uma possível queda no número de imunizados permita que o vírus se espalhe. “As vacinas são a melhor maneira de se prevenir contra o sarampo e são extremamente seguras e eficazes”, afirma o pediatra Sidney Tommasi Garzi.

Quem tomou as duas doses da vacina depois de ter completado um ano de vida já está imunizado. Portanto, quem não tomou as doses recomendadas depois do primeiro aniversário deve receber uma ou duas doses. Caso tenha perdido sua carteira de vacinação, ou você não sabe se tomou a vacina, ou se já teve a doença, procure o serviço médico para realizar a imunização. Não há complicação de uma terceira dose”, explica o pediatra.

A Rede Credenciada da Amafresp tem cobertura contra o sarampo. Confira aqui e previna-se!