Notícias, Prevenção

No mês de combate à leucemia, especialista esclarece as principais dúvidas sobre o transplante de medula óssea

25 fev 2021 • Thalita Azevedo

O tratamento principal da leucemia é a quimioterapia e/ou radioterapia, mas em alguns casos é indicado o transplante de medula óssea. No mês de combate à doença, um alerta importante foi levantado: em 2020, o Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil (Redome) registrou queda de 30% no número de doações entre janeiro e julho em comparação com o ano anterior. 

dra. andreza

A doação de medula óssea é a única chance de vida a milhares de pessoas, por isso a oncologista da Amafresp Dra. Andreza Wildberger esclareceu as principais dúvidas sobre o tema para incentivar a doação, que contribui não só no tratamento de leucemia, mas também de outras doenças no sangue.

Como é feito o procedimento?

Primeiramente é feita uma avaliação das condições clínicas e cardiovasculares do doador para certificarmos o bom estado geral. Na sequência, a coleta da medula óssea é feita em centro cirúrgico, sob anestesia. O procedimento consiste em realizar várias punções nos ossos posteriores da bacia e a aspiração da medula. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde e, dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada.

Feito isso, passaremos para o transplante da medula óssea, que consiste na substituição da medula óssea doente por uma medula saudável. Pode ser feito usando a medula do próprio paciente ou de um doador, ou com base em células precursoras de medula óssea, as quais são obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. Para realizar o transplante de medula óssea, inicialmente se deve realizar testes a fim de constatar a compatibilidade entre o doador e o receptor. O paciente que receberá o transplante, por sua vez, é submetido a um tratamento que destrói completamente sua medula. Ele receberá então a medula sadia em um processo similar ao da transfusão de sangue. As células da medula óssea sadia entram na corrente sanguínea, alojam-se no local da medula óssea que foi destruída e restabelecem a produção normal de células sanguíneas.

Quem necessita do transplante de medula óssea?

Algumas doenças, como os linfomas e a leucemia, afetam as células do sangue, que comprometem a produção normal de células sanguíneas prejudicando o funcionamento da medula óssea e colocando a vida em risco. É quando o transplante se torna necessário e os doadores fundamentais. O mais complicado é o que chamamos de compatibilidade entre quem doa e quem recebe a medula. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.

A doação provoca riscos à saúde do doador?

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. No que diz respeito ao doador, ele pode apresentar sintomas como dores no local da doação, dor de cabeça e fraqueza. A medula doada recupera-se após algumas semanas.

Quem pode fazer a doação da medula? 

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode doar medula óssea. É um procedimento relativamente simples, através de uma punção para retirada do tecido gelatinoso de um osso longo, normalmente, crista ilíaca ou esterno. E esse tecido gelatinoso – medula óssea se renova em 15 dias, não afetando em nada a vida do doador. O mais complicado é o que chamamos de compatibilidade entre quem doa e quem recebe a medula. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Existe um sistema de Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, que tem como função cadastrar pessoas dispostas a doar medula. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.