Notícias, Prevenção

Janeiro Branco: comece o ano cuidando da saúde mental

11 jan 2021 • admin

No início de cada ano, fazemos planos, repensamos a vida e tendemos a adotar mudanças para melhorar nossos hábitos e relações, buscando sempre viver melhor. A campanha Janeiro Branco surge para lembrar que cuidar da saúde mental também deve ser uma meta para o ano que se inicia. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países, mas o momento também intensificou a procura por esses mesmos serviços. Infelizmente, o Brasil é um dos recordistas mundiais em casos de depressão, ansiedade e números absolutos de suicídio. 

Muitas pessoas ainda acreditam que o cuidado à saúde mental deve ser apenas em casos graves ou situações extremas, porém, como em qualquer parte do nosso corpo, não é preciso esperar adoecer para cuidar da saúde. É necessário adotar formas de prevenção para manter a mente saudável.

É natural que tempos de pandemia e isolamento social tenham causado desgaste à saúde mental de muitas pessoas. Começar o ano com novos hábitos pode ajudar a manter a mente mais saudável. Regularizar os horários para estabelecer uma rotina e praticar exercícios físicos são dois métodos que auxiliam no bem-estar e trazem resultados positivos na saúde mental.

Importante também tirar um tempo livre para fazer as tarefas de que gosta. Ter distrações e atividades no cotidiano é fundamental para manter a mente saudável. Aproveite para colocar em dia as leituras que não conseguiu terminar, assistir a séries ou realizar atividades manuais de cunho terapêutico, como plantio e pintura.

Se precisar de ajuda, ou quiser conversar, não hesite em procurar um psicólogo. A Amafresp oferece o serviço de telepsicologia para que os filiados possam cuidar da saúde mental sem sair de casa. Psicólogos da Amafresp e da Conexa Saúde estão à disposição para ajudar com qualquer questão e prestar todo o suporte necessário.