Notícias, Prevenção

Estresse, ansiedade ou sensação de dever cumprido? Saiba como lidar com as emoções de final de ano

17 dez 2018 • admin

O mês de dezembro desperta diferentes emoções. É o fechamento de mais um ciclo e a hora daquela retrospectiva pessoal. Realizou os sonhos que queria? Bateu as metas? Está terminando o ano mais endividado ou com a sensação de dever cumprido? Também é um período de renovar esperanças e traçar novos objetivos para o próximo ano.

Certamente, este é um período que não passa despercebido para a maioria das pessoas, é um momento mais intenso, que acaba sensibilizando positiva ou negativamente. A Psicóloga, Andreia Rabelo, cita que frustração e depressão são os estados de humor que mais acomete os brasileiros nesta época do ano.

“O ser humano é multifacetado e cada um tem uma forma de reagir. As festas de final de ano, a ausência de familiares para muitas pessoas e o balanço que se faz da vida pode despertar certas emoções, já que se trata de um período nostálgico. O que motiva a virada do ano é a esperança e o brasileiro aposta muito no novo tempo”, afirma a psicóloga.

De forma geral, a psicóloga lembra que é preciso levar em consideração a própria realidade. “É preciso entender que as coisas se ajeitam e tentar ser mais resiliente. Lembrar que vai depender de cada um como encarar o futuro. Estar confiante e de bem com você mesmo é a melhor maneira de encarar uma virada do ano em paz”, aconselha a profissional.