Dica de saúde, Notícias

Dúvidas sobre a dengue

21 mar 2019 • admin

O que é a dengue?

Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) existem quatro tipos de vírus da dengue, ou seja, é possível ser infectado até quatro vezes.  Após a infecção, o corpo fica permanentemente imune contra o sorotipo que o atacou.

Como a dengue é transmitida e como evitar?

O vírus passa através da uma fêmea do mosquito Aedes aegypti que já esteja infectada por anteriormente ter picado alguém com esse inimigo no corpo. A partir daí, ela passa a transmiti-lo enquanto estiver viva. Para depositar seus ovos e se reproduzir, o mosquito precisa de água parada. Por isso, é importante evitar acúmulo do líquido em recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus, e manter as caixas d’água fechadas. O uso de repelentes também é uma boa opção, principalmente em locais mais infestados.

Quais são os principais sintomas?

A dengue provoca, entre outras coisas, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são:

  • Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Enjoo e vômitos;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Quanto tempo dura?

Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

Como é feito o diagnóstico?

Se o paciente apresenta os sintomas clássicos, geralmente a detecção é feita no consultório do médico mesmo. Mas o diagnóstico também pode ser confirmado com um exame de sangue.

A dengue tem cura?

Sim, mas não por meio de remédios. Normalmente, a cura é espontânea, conforme o próprio corpo debela o vírus da dengue. O paciente pode ir a óbito nos casos graves e, em geral, quando não recebe tratamento inicial adequado.

Como é o tratamento?

As orientações para quem está infectado são: fazer repouso, ingerir bastante líquido e nunca tomar medicamentos por conta própria.

Tem vacina para prevenção?

No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está disponível na rede privada (vacina não coberta pela Amafresp).