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Dia Mundial da Alimentação: dicas para se alimentar melhor

16 out 2020 • Flávia Sapienza

Desde 1981 é celebrado, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. A data foi criada no mesmo dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, e tem como objetivo gerar reflexões sobre a necessidade de uma alimentação saudável, de qualidade e acessível, bem como alertar para a importância de uma ação global para aqueles que sofrem com a fome.

Por isso, hoje trazemos algumas dicas para se adotar uma alimentação mais saudável no dia a dia! Confira a seguir:

Cuidado com a alimentação noturna
Depois do trabalho, é comum chegarmos em casa cansados, só desejando comer algo rápido para encerrar o dia. Esse é o momento em que o metabolismo já está desacelerando em busca de descanso. Dependendo do que você comer, todo esse processo pode ser alterado.

Tente jantar mais cedo e dê preferência para alimentos menos gordurosos. Comer um hambúrguer enorme às 10 horas da noite pode atrapalhar seu sono e deixar uma sensação de peso no estômago – sem falar que você vai ingerir uma grande quantidade de calorias, mas não vai queimá-las.

Evite exageros constantes
Um rodízio de pizza, um chocolate assistindo TV etc. Tudo isso é normal e bem-vindo, afinal, não é preciso abolir totalmente esses prazeres gastronômicos. Porém, é importante saber que, para se alimentar de forma saudável, é necessário reduzir a quantidade de “exageros” cometidos durante a semana.

Não pule refeições
Os nutricionistas sempre falam sobre a importância de fazer refeições periódicas por uma razão muito simples: a prática funciona bem, principalmente para quem precisa adequar os hábitos alimentares.

Tente trocar um prato enorme no almoço por um café da manhã reforçado e um pequeno lanche entre 10h e 11h da manhã. Fracionar a ingestão de alimentos evita que você coma de maneira desregulada em uma única refeição. Isso é fundamental principalmente para quem passa o dia no escritório. Se você deixar a fome acumular para o almoço, sua digestão durante a tarde será mais difícil e você terá que lidar com o sono e a letargia.

Estabeleça uma rotina com, pelo menos, cinco refeições diárias e tente mantê-las sempre nos mesmos horários. Seu organismo vai se acostumar e, após um curto período, isso se tornará um hábito que seu corpo vai agradecer.

Deixe seu prato diversificado
Um bom prato de comida tem proteínas, carboidratos e lipídeos. Cada grupo alimentar auxilia uma função do organismo e ajuda a preservar o nível de vitaminas, sais minerais e glicose.

Quando for montar o seu prato, preste atenção e tente manter variedade. Não descarte saladas e legumes, e tenha cuidado para não exagerar nos carboidratos.

Essas são algumas formas de conquistar uma alimentação balanceada e leve. Não se esqueça de que a ingestão de água também é fundamental!

Fonte: CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e Blog do Nove – Hospital Nove de Julho