Dica de saúde, Notícias

Dezembro Laranja: fique atento aos sinais do câncer de pele

07 dez 2020 • Thalita Azevedo

A campanha Dezembro Laranja foi criada para conscientizar a população sobre o câncer de pele e disseminar as práticas de prevenção da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele atinge cerca de 180 mil pessoas por ano no Brasil, representando 30% de todos os casos de câncer no país.

Tudo começa com um sinal, uma mancha ou uma pinta que pode coçar, sangrar ou ficar disforme, dependendo do caso. A partir de então, é necessário investigar a enfermidade e seu grau de risco. Somente com diagnóstico profissional é possível saber o tipo do câncer de pele, que hoje são dois: melanoma e não melanoma.

O câncer de pele melanoma tem baixa incidência, representando apenas 3% dos casos. Entretanto, é um câncer agressivo devido sua alta possibilidade de metástase. Já o câncer de pele não melanoma é o mais comum e com altos percentuais de cura, principalmente quando diagnosticado precocemente.

ABCDE do câncer de pele

O método ABCDE do câncer de pele ajuda a identificar as mudanças no corpo e reconhecer manchas e pintas que despertem o sinal de alerta. Conheça esse método e fique atento aos sinais.

A – assimetria

Para identificar se a pinta é assimétrica, uma boa opção é dividi-la em duas partes. Se um lado não for parecido com o outro, é um sinal de alerta e um médico deverá ser consultado o quanto antes.

B – bordas

Outro forte indício é a irregularidade das bordas. Se assim como as pintas elas também não forem uniformes, é preciso procurar um especialista.

C – cor

É necessário identificar se o sinal apresenta coloração uniforme ou mais de uma de cor. Nesse último caso, pode ser um indicativo de câncer de pele.

D – dimensão

Se o sinal for maior do que 6 milímetros, a atenção deve ser redobrada. Pintas benignas, em geral, não ultrapassam esse tamanho, por isso o risco pode ser maior.

E – evolução 

Conheça as marcas do seu corpo para notar possíveis mudanças, já que os sinais do câncer de pele podem mudar de tamanho, cor e formato com o tempo.

A prevenção é a melhor estratégia

A pele é o nosso maior órgão e os cuidados com ela devem começar desde a infância. A exposição ao sol é algo constante durante toda a vida e é também um dos principais fatores de risco do câncer de pele. Durante o verão, os riscos com a pele aumentam e os cuidados devem ser redobrados. Veja como se prevenir.

  • O filtro solar é o maior aliado contra o câncer de pele e deve ser usado todos os dias;
  • Evite exposição solar das 10h às 15h, pois nesse período os raios ultravioleta estão em seu pico de radiação;
  • Chapéus e blusas de manga longa também auxiliam nos cuidados, mas não devem substituir o uso de filtro solar, apenas complementar na proteção da pele.