Notícias

Fim do custo de oportunidade na taxa de administração

08 abr 2021 • Thalita Azevedo

A Amafresp vem trabalhando para reduzir cada vez mais o valor da cota. Entre as medidas imediatas que estão previstas para alcançar esse objetivo está a eliminação do custo de oportunidade pago pela Amafresp à Afresp, um dos itens que compõe a Taxa de Administração.

 A Taxa de Administração refere-se aos custos administrativos e operacionais do plano e sua composição implica nos custos diretos da Amafresp, como energia elétrica, materiais de escritório, salários e encargos dos colaboradores, água, etc. e nos custos indiretos, que são os custos rateados com a Afresp pelo uso da estrutura do prédio sede e dos serviços que os departamentos da Afresp prestam para a Amafresp, entre eles a Tecnologia da Informação, Comunicação, Financeiro e Regionais.  

O custo de oportunidade também integrava essas despesas, mas em reunião da Diretoria Executiva da Afresp, que aconteceu no dia 29 de janeiro, foi definida a eliminação desse valor na cobrança da taxa.

Vista em gestões anteriores como forma de ressarcimento pelo uso de parte da estrutura da associação para as operações do plano de saúde e como maneira de arrecadação junto a filiados que não pertençam à carreira, o custo oportunidade é hoje considerado injusto, principalmente por não haver nenhum custo efetivo que motive sua cobrança, que dentre outros efeitos, encarece os valores finais repassados aos usuários do plano.

A Diretora da Amafresp, Janaina Coral Zacarchenco, ressalta que os rateios de despesas dos centros de custo estão sendo revistos: “Precisamos ter certeza de que a Amafresp esteja arcando com o que realmente utiliza dos recursos e estrutura da Afresp”.