Notícias

Campanha Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue

03 jun 2019 • admin

Frio, tempo seco, doenças respiratórias, alérgicas e inflamatórias se tornam mais comuns durante o inverno. Neste período, as pessoas também costumam sair menos de casa e, consequentemente, os bancos de sangue têm uma redução drástica em seus estoques. Por isso, com o objetivo de alertar sobre a importância de doar sangue nesta época do ano, foi criada a campanha Junho Vermelho.

Além das ações realizadas ao longo do mês e dos monumentos iluminados de vermelho pelo país, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho. O intuito é incentivar as doações e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade deste gesto que pode salvar vidas.

No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue. A recomendação da OMS é de que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. Segundo especialistas, um único doador é capaz de salvar até quatro vidas. Ou seja, se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para repor os estoques.

Por isso, é dever de todos nós arregaçar as mangas e doar. Em cada doação é retirada a quantia de aproximadamente 450ml de sangue. O processo é rápido, indolor e não oferece qualquer risco ou prejuízo à saúde.

Pré-requisitos:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Pesar no mínimo 50kg;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto.


Impedimentos temporários:
– Gripe ou febre;
– Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
– Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
– Tatuagem/maquiagem definitiva, nos últimos 12 meses;
– Exposição à situação de risco para HIV/AIDS;
– Herpes labial ou genital.


Impedimentos definitivos:
– Hepatite após os 11 anos de idade;
– Evidência clínica ou laboratorial, das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, vírus HIV, AIDS, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
– Uso de drogas ilícitas injetáveis;
– Malária.

Além disso, existe um intervalo entre as doações que deve ser respeitado:
Mulheres: período de 90 dias. Máximo de 3 doações, nos últimos 12 meses.
Homens: período de 60 dias. Máximo de 4 doações, nos últimos 12 meses.

Outros critérios que impedem a doação de sangue serão verificados na entrevista de triagem, por isso, seja sempre muito responsável e sincero nas respostas. Deixe o amor e a solidariedade falarem mais alto. Confira aqui os endereços dos postos de coleta no estado de São Paulo e torne-se um doador voluntário.