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A importância do sono para sua saúde

18 jun 2019 • Felipe Nascimento

Todos nós sentimos a necessidade de descansar. Afinal, o corpo o humano, apesar de toda a sua complexidade, não é uma máquina e precisa repor suas energias pela alimentação e pelo sono. Mas, será que o sono só serve para nos fazer relaxar?

Sempre ouvimos que o ideal é dormir oito horas por dia e isso não é exagero. Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde.


BENEFÍCIOS DE UMA NOITE DE SONO
Obesidade: durante o sono, o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Pessoas com apneia do sono e insônia podem sentir mais vontade de comer pela carência dessa substância. Além disso, nosso corpo queima calorias durante as horas de sono, sendo que dormir menos de oito horas pode reduzir em até 55% esse consumo.

Diabetes: dormir mal aumenta a resistência do corpo à insulina, complicando ainda mais o controle da doença. De acordo com pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, 82% dos pacientes diabéticos que apresentam dificuldades para dormir e que tiveram seu sono monitorado apresentaram resistência à insulina.

Hipertensão: o cansaço provocado por diversas noites mal dormidas causa estresse e aumenta a pressão sanguínea, causando hipertensão no médio prazo. Segundo estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, a hipertensão desencadeada por insônia afeta até mesmo os paciente sem predisposição à doença.

Memória: pessoas que dormem bem absorvem melhor as informações que recebem durante o dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Lubeck, na Alemanha, durante as horas de sono ocorre a produção de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais para o aprendizado e a memória.

Depressão: pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm mais chances de desenvolver depressão, é o que afirma o estudo realizado pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, que constatou que quem dorme de seis a nove horas tem mais ânimo e qualidade de vida.


APNEIA DO SONO
Você ronca e já acorda cansado? Cuidado, pois isso pode ser apneia do sono, um distúrbio em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e cerca de 30% da população adulta sofre de apneia do sono.

Especialistas afirmam que isso acontece porque a anatomia do ser humano facilita o problema. Os músculos da garganta relaxam durante o sono e as vias respiratórias se fecham, o que interfere e impede a respiração adequada. Logo, essas interrupções contínuas levam a pessoa a despertar sem perceber diversas vezes durante a noite. Resultado? Cansaço, indisposição e sonolência durante o dia.

Os homens, especialmente após os 65 anos de idade, são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres, que têm seu risco aumentado se estiverem acima do peso e também após a menopausa. A apneia do sono também acomete de 3 a 15% das crianças, independente do sexo. Entre indivíduos obesos, a taxa é de 60%.

Sinais e sintomas

  • Ronco alto e frequente
  • Ronco irregular (porque há paradas respiratórias)
  • Engasgos durante o sono (que fazem a pessoa acordar ou não)
  • Sonolência e cansaço durante o dia
  • Dor de cabeça ao acordar
  • Sono agitado
  • Aumento da vontade de urinar durante a noite
  • Boca seca ou sede ao acordar
  • Perda de produtividade

Você sabia?
Um dos principais males crescentes para a qualidade do sono é o transtorno de ansiedade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de que os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 33% da população do planeta, o que significa 264 milhões de pessoas.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar, não tente mais lutar contra o cansaço. Assim, se você ronca alto ou sofre de cansaço e sonolência diurnos sem razão aparente, procure um profissional de saúde. A medicina do sono é uma área de atuação que envolve diferentes especialistas, como neurologistas, otorrinolaringologistas e pneumologistas, entre outros. Lembre-se: dormir bem é essencial para a sua saúde.