Notícias
Um ano de pandemia: mesmo com início da vacinação, cuidados contra Covid-19 devem ser redobrados
12 mar 2021 • Thalita Azevedo
Ontem, dia 11 de março, completou um ano que a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia de Covid-19 após o vírus se espalhar pelo mundo. À época, o Brasil tinha apenas 69 casos confirmados, e, recentemente, o país bateu a triste marca de mais de 2 mil óbitos pela doença. O Estado de São Paulo registrou 19 hospitais com 100% de ocupação dos leitos de UTI, despertando o alerta para o cenário atual.
O início da vacinação no Brasil trouxe a esperança de novos tempos diante da crise sanitária, mas apenas 4% dos brasileiros foram imunizados até o momento. Por isso, os cuidados contra a doença não devem ser diminuídos, mas sim, redobrados, até que seja seguro voltar à normalidade.
Todas as orientações, amplamente conhecidas, devem ser reforçadas no cotidiano. Higienização das mãos com frequência, distanciamento social e uso de máscara são cuidados vitais, e o mais importante: se houver a possibilidade de infecção, é essencial ficar em casa. Para idosos que já podem receber o imunizante, é indicado procurar o calendário de vacinação da sua cidade para tomar a vacina.
A Amafresp está preparada para prestar todo o suporte ao filiado nesse período pandêmico. Em caso de sintomas de Covid-19, antes de sair de casa para buscar atendimento médico, procure atendimento por:
- Serviço de telemedicina da Amafresp: o atendimento já está disponível a todos os filiados, 24 horas por dia durante todos os dias da semana, com pronto-atendimento e consultas agendadas. Para ser atendido, basta acessar https://paciente.conexasaude.com.br/login ou pelo aplicativo Conexa Saúde.
- Serviço telefônico de Orientação Médica – Amafresp Emergência: Pelo número 0800 173 017, é possível sanar dúvidas sobre saúde com médicos, 24 horas por dia em todos os dias da semana. Os profissionais seguem orientações do Ministério da Saúde para orientações sobre a Covid-19.
- Caso precise de atendimento no pronto-socorro: os prestadores credenciados da Amafresp estão atendendo normalmente, porém com as devidas precauções quanto à contaminação de Coronavírus.
- Para realização de exames de diagnóstico de Covid-19, veja a lista de clínicas e hospitais credenciados pela Amafresp.
Fonte: G1/ Agora