Notícias

Semana do Aleitamento reforça importância do empoderamento de mães e pais

01 ago 2019 • admin

De 01 a 07 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), organizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action), rede mundial dedicada à proteção, promoção e apoio da amamentação por todo o mundo.

Em 2019, a Semana do Aleitamento traz como tema central o empoderamento de mães e pais como meio para favorecer a amamentação. De acordo com a WABA, aumentar o período de amamentação para, pelo menos, seis meses poderia evitar mais de 823 mil mortes de crianças e 20 mil óbitos maternos anualmente.

A organização coloca que existem muitas barreiras à amamentação ideal, como a falta de apoio no trabalho para mães e pais, principalmente. Reforça ainda que, embora a amamentação seja uma responsabilidade da mãe, a sua prática pode melhorar com o apoio do pai do bebê, familiares, amigos, além do local de trabalho.

Segundo a WABA, embora as taxas globais de adesão ao período inicial do aleitamento materno sejam relativamente altas, e apesar das recomendações internacionais, apenas 40% de todos os bebês com menos de 6 meses são amamentados exclusivamente e 45% continuam amamentando até os 24 meses.

O principal objetivo da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2019 é informar a população sobre a importância da equidade de gênero para apoiar a amamentação, reforçando a necessidade da proteção social das mães e pais.

Fonte: Portal oficial WABA e IBFAN Brasil