Notícias

Amafresp vai reembolsar parte dos custos das vacinas contra dengue e herpes zoster para filiados

09 fev 2024 • Thalita Azevedo

A Amafresp vai reembolsar parte dos custos dos filiados com a aplicação de vacinas contra dengue (Qdenga®) e herpes zoster (SHINGRIX®). Segundo o presidente da Afresp, Rodrigo Spada, e o diretor da Amafresp, Alexandre Lania, os filiados poderão adquirir as vacinas na rede privada e terão cerca de metade do custo de cada uma das duas doses de cada vacina reembolsado pelo plano de saúde.

“Desde o primeiro dia de gestão, conversei com o nosso diretor da Amafresp, Alexandre Lania, para ampliarmos a cobertura vacinal, oferecendo a vacina da dengue e da herpes zoster no nosso plano de saúde. O cuidado, o bem estar e a qualidade de vida dos nossos associados são o objetivo principal da nossa Amafresp”, disse Rodrigo Spada.

Segundo o diretor da Amafresp, Alexandre Lania, foram realizados estudos epidemiológicos e de impacto financeiro referentes a essas duas vacinas.

“Resolvemos, então, contribuir para que nossos filiados possam adquirir essas duas vacinas através de um reembolso de aproximadamente 50%. A gente tem certeza que isso vai diminuir não apenas a sinistralidade no nosso plano, como também vai melhorar a qualidade de vida dos nossos filiados”, disse.

A decisão da Diretoria Executiva da Afresp de subsidiar parte das vacinas também foi ao encontro de posição do Conselho Deliberativo que, após reunião na segunda-feira (5), encaminhou ofício para que fossem promovidos estudos para o oferecimento das vacinas. Como esse processo já estava em curso, a Diretoria decidiu rapidamente sobre o subsídio.

Veja como vai funcionar o procedimento de subsídios das doses das vacinas:

– Excepcionalmente, por tempo indeterminado, a Amafresp subsidiará, por meio de reembolso de um valor fixo por dose ao filiado, a vacina contra Dengue (Qdenga®) e contra Herpes Zoster (SHINGRIX®).

– A cobertura das vacinas será baseada nas indicações de faixas etárias constantes nas bulas registradas na ANVISA, conforme a seguir:

Herpes Zoster (SHINGRIX®): Adultos com 50 anos ou mais (duas doses).

Dengue (Qdenga®): Indivíduos dos 4 aos 60 anos de idade (duas doses).

Obs.: não haverá cobertura para o subsídio de vacinas fora das faixas etárias acima definidas, mesmo com justificativa médica.

 – As solicitações de reembolso devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected], acompanhados da Nota Fiscal e Recibo quitado, com carimbo e assinatura do responsável pelo estabelecimento, do pedido médico e número de conta corrente.

 – O valor do subsídio será de:

Vacina contra a Dengue (Qdenga®):  R$ 185,00 (cento e oitenta e cinco reais) por dose

Vacina contra Herpes Zoster (SHINGRIX®): R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) por dose

– A cobertura do subsídio terá vigência retroativa a partir de 01/01/2024. Os filiados que tomaram a vacina neste período e tiveram pedido de reembolso indeferido podem entrar com novo pedido.

– Será disponibilizada no site da Amafresp (área restrita), no regulamento do plano, a nova Instrução Normativa.