Notícias

Obesidade: mais de 1 bilhão de pessoas vivem com obesidade no mundo

04 mar 2024 • Thalita Azevedo

A obesidade é um problema global de saúde pública, afetando mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Muitas vezes, as tentativas de perder peso por meio de dietas milagrosas resultam no efeito sanfona, onde o emagrecimento e o (re)ganho de peso ocorrem frequentemente, levando o corpo a tentar recuperar os quilos perdidos ao reduzir o gasto metabólico e aumentar a sensação de fome.

O Dia Mundial da Obesidade tem como objetivo conscientizar sobre essa epidemia e alertar para o aumento alarmante da obesidade infantil. Segundo uma análise publicada na revista The Lancet, em 2022, 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos viviam com obesidade. O relatório também destacou um alerta preocupante: nos últimos 20 anos, as taxas de obesidade entre crianças e adolescentes quadruplicaram em todo o mundo, aumentando de 1,7% para 6,9% entre as meninas e de 2,1% para 9,3% entre os meninos, no período de 1990 a 2022.

Esses dados ressaltam a urgência de ações coordenadas e políticas eficazes para combater a obesidade e promover estilos de vida saudáveis em todas as faixas etárias. Texto adaptado da reportagem do G1: https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/03/01/mais-de-um-bilhao-de-pessoas-vivem-com-obesidade-no-mundo-aponta-estudo.ghtml