Dica de saúde, Notícias

Lavar as mãos é um dos principais instrumentos contra epidemias

14 abr 2020 • Thalita Azevedo

O ato de lavar as mãos é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias, e essa simples, mas efetiva forma de prevenção ganhou ainda mais importância diante da pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com Flavio Fonseca, virologista e integrante do centro de pesquisa em vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista para G1, o sabão tem duas formas de ação que fragilizam e matam os vírus.

Fonseca explica que o vírus, quando está na mão de uma pessoa, fica protegido por outros produtos biológicos, como resto de células. Esses produtos biológicos tornam possível que o vírus viva mais tempo fora do corpo e, por isso, é importante lavar as mãos para retirá-los e deixar o vírus exposto. Além disso, o virologista também fala sobre a segunda forma de agir do sabão, que como emulsificante consegue desmanchar a gordura e, por isso, mata o vírus, já que sua parte mais externa é uma camada de gordura.

Vasco Azevedo, professor titular do departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG, também afirmou para o G1 que o sabão causa instabilidade e atrapalha a sobrevivência tanto dos vírus como das bactérias, e complementou: “O álcool 70% tem o mesmo efeito, ele também desestabiliza e desidrata tanto as proteínas como os lipídios (gorduras). O álcool é um bom complemento para a higienização”.

Por isso, é muito importante lavar as mãos com frequência! Confira abaixo o passo a passo para deixar suas mãos limpas e sem vírus:

 

Fonte: G1 e Ministério da Saúde