Notícias

Falta de teste de Covid-19 no mercado

14 jan 2022 • Thalita Azevedo

Devido à alta demanda por testes de Covid-19 nas últimas semanas, neste momento, há uma grande escassez dos insumos necessários para a realização desses testes. Esse problema é generalizado, não só no Brasil, mas em diversos países do mundo, pois a variante Ômicron aumentou vertiginosamente a demanda por testes de Covid-19. Isso porque existe um número restrito de fabricantes desses insumos que fornecem para todo o mundo.

Por isso, pedimos a compreensão dos nossos filiados, pois nossa rede credenciada, tanto de laboratórios quanto de hospitais, não está conseguindo atender a todos os pedidos de testes.

Além disso, muitos profissionais de saúde estão afastados de suas atividades profissionais por estarem com Covid-19 ou Gripe (H3N2), o que também tem causado atraso na entrega dos resultados dos exames.

Temos observado as unidades de saúde lotadas para atendimento presencial. Os laboratórios com filas para fazer o teste e farmácias já sem testes disponíveis. A aglomeração em unidades de saúde e laboratórios, com espera de até 3 horas, proporciona ainda mais a disseminação das duas doenças, sem contar que as outras formas mais graves de Covid e outras formas de Gripe continuam circulando.

Portanto, se você tiver sintomas leves ou leves para moderados e não houver necessidade de exercer atividades presenciais ou encontros inadiáveis, então, nesse momento de alto nível de infecção, deve-se ficar em casa, com trabalho remoto, desde que esteja clinicamente bem, independentemente se for Covid ou Gripe.

Procure uma unidade de saúde somente se os sintomas se agravarem, principalmente se apresentar dificuldade respiratória.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento para urgência e emergência:

  • Telemedicina – Conexa Saúde
  • Aplicativo – Conexa Saúde (IOS ou Android)
  • Telefone – Atendimento 24h: 0800-017-3017
  • WhatsApp – Atendimento de Saúde 24 h: (11) 4935-1063