Notícias

Dermatologia: saiba a importância dos cuidados com a pele

23 fev 2022 • Thalita Azevedo

A dermatologia é a área da medicina que trata as doenças de pele, cabelos e unhas. Essa área engloba os âmbitos clínicos, cirúrgicos e procedimentos estéticos.

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a função importante na regulação datemperatura corporal, além de proteger o corpo como uma “capa protetora” contra agentes externos como bactérias, fungos, produtos químicos e até fatores ambientais como o sol.

Os cuidados com a pele devem ir além dos hábitos de beleza. Por isso, criar uma rotina de limpeza e se consultar regularmente com um profissional é fundamental para prevenção de doenças de pele. Segundo a lista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as doenças mais comuns são:

– Vitiligo – perda de coloração da pele;

– Câncer de pele – crescimento anormal e descontrolado das células que fazem parte da pele;

– Psoríase – provoca vermelhidão e descamação;

– Eczema – pode apresentar bolhas de água, secreções crostosas;

– Melasma – manchas escuras, normalmente no rosto.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é um dos mais comuns diagnósticos da doença no Brasil e existem fatores que aumentam os riscos de desenvolvimento da doença. São eles:

– Exposição ao sol, principalmente na infância e adolescência;

– Ter pele e olhos claros;

– Histórico familiar ou pessoal de câncer de pele.

Por essas razões, alguns cuidados com a pele são imprescindíveis no dia a dia. São cuidados simples, mas que fazem toda diferença. Confira alguns deles:

– Use filtro solar diariamente, com reaplicações a cada 2 horas ao longo do dia;

– Evite exposição solar entre 10h e 16h;

– Mantenha-se hidratado;

– Cuide da sua alimentação;

– Tenha uma rotina de higienização de acordo com o seu tipo de pele;

– Evite cigarros, pois eles podem alterar a espessura da pele, além de acelerar a pigmentação e causar envelhecimento precoce;

– Proteja as cicatrizes do sol, se houver. Se for comprar algum produto dermatológico, precisar de um tratamento específico de limpeza de pele ou até mesmo perceber alguma lesão ou pinta diferente, procure um dermatologista para uma avaliação minuciosa.