Notícias

Conselho Deliberativo da Afresp aprova alterações no regulamento da Amafresp

21 fev 2025 • fabieli soares

Em reunião presencial realizada no dia 15 de fevereiro, com a presença de 21 conselheiros titulares e dois suplentes, o Conselho Deliberativo da Afresp aprovou alterações no regulamento da Amafresp. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho, Paulo Henrique do Nascimento, e contou com a presença do presidente da Afresp, Rodrigo Spada, e do Diretor da Amafresp, Alexandre Lania, que prestou esclarecimentos ao colegiado sobre as alterações propostas.

De acordo com Lania, as alterações têm entre seus objetivos a melhoria de aspectos operacionais, adaptando o regulamento às atualizações tecnológicas realizadas ao longo dos anos; e a atualização de cláusulas e condições em conformidade com as alterações promovidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Também houve, entre outros pontos, modificação na incidência de coparticipação em alguns procedimentos, estendendo o limite de exames laboratoriais e outros, beneficiando os filiados Amafresp. A íntegra das alterações aprovadas está à disposição dos associados, publicada na área restrita do site da Amafresp.

Ao todo, foram propostas e aprovadas 43 alterações ao regulamento da Amafresp, todas analisadas em detalhado relatório elaborado pela Comissão de Saúde do Conselho Deliberativo, composta pelos conselheiros Leonardo Filadelpho Belo, Maria Regina Vaz e Thiago Martins.

Em seu parecer, a Comissão de Saúde não apresentou óbices à aprovação da proposta, mas indicou a necessidade de revisão textual, com a correção e padronização de termos. As alterações foram aprovadas por maioria de votos após os conselheiros debaterem o tema e apresentarem seus questionamentos à diretoria da Amafresp. Vale destacar que alguns artigos do regulamento passaram por alterações de texto, definidas em comum acordo com a diretoria da Amafresp.

Ideias para a Afresp

Em sua participação, o presidente Rodrigo Spada parabenizou a Mesa Diretora pela excelente condução dos trabalhos do Conselho e destacou o relacionamento “construtivo, harmônico e independente com a Diretoria Executiva”.

Spada apresentou aos conselheiros uma lista de ideias para a Afresp como forma de construir conjuntamente as prioridades da Associação para os próximos anos. Na dinâmica, as ideias foram organizadas em ordem de prioridade, oportunidade e exequibilidade.

Ainda durante a reunião do Conselho foi referendado o reajuste do valor da Contribuição Associativa da Afresp, que já havia sido aprovado no Orçamento para 2025 da entidade.