Nas últimas semanas, o estado de São Paulo vem registrando um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pelo vírus Influenza A H3N2.
Os sintomas podem ser confundidos com o Covid-19 e, por isso, é importante que os filiados Amafresp busquem atendimento médico adequado.
Diante deste novo cenário, o Pronto-Atendimento Digital da Conexa Saúde está ajustando, de forma gradual, a escala de profissionais devido à alta demanda.
O que é o H3N2?
O vírus Influenza A é classificado em duas proteínas: a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N). Estas proteínas podem sofrer mutações frequentes por serem um RNA vírus. O vírus H3N2 é um subtipo do vírus Influenza A, responsável pela gripe comum.
Quais são os sintomas?
Seja o H1N1 ou o H3N2, os sintomas são iguais. A influenza causa febre alta, calafrios, irritação nos olhos, dores articulares, mal-estar, perda de apetite, congestão nasal, inflamação da garganta, tosse, e vômito e diarreia, especialmente em crianças.
Como prevenir?
O vírus tem alta transmissibilidade por contato de superfície. Então, as medidas preventivas mais indicadas são:
– Lavagem constante das mãos com água e sabão ou uso de álcool 70%
– Evitar aglomerações e locais fechados
– Evitar colocar as mãos na boca e nos olhos
– Em caso de contaminação, manter isolamento por 5 a 6 dias do início dos sintomas e mínimo de 24h sem febre
Além disso, o uso de máscaras cobrindo boca e nariz é fundamental.
Atendimento médico
Telemedicina: o atendimento a todos os filiados é feito 24 horas por dia durante todos os dias da semana, com pronto-atendimento e consultas agendadas. Saiba mais:
Orientação médica – atendimento 24h: pelos telefones 0800 017 3017 ou (11) 4935-1063 (whatsapp) é possível sanar dúvidas sobre saúde 24 horas por dia em todos os dias da semana.