Notícias

Afresp e Amafresp reforçam compromisso com a LGPD em treinamento com colaboradores da Sede e Regionais.

18 mar 2025 • fabieli soares

Nesta segunda-feira (17), a Afresp e a Amafresp realizaram o segundo treinamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conduzido pelo renomado advogado José Luiz Toro da Silva. O evento contou com duas turmas presenciais na sede da Afresp e transmissão online para as regionais, demonstrando o compromisso da entidade em disseminar boas práticas de segurança e conformidade com a legislação.

O treinamento foi acompanhado pelo advogado e assessor jurídico da Afresp, Rafael Dias da Cunha, do escritório Toro & Advogados, e pelo diretor de Compliance, Alexandre Lania. Em sua fala, Lania ressaltou a importância do treinamento para a instituição: “A questão da LGPD é muito importante para a Afresp. Além dos dados sensíveis dos filiados da nossa autogestão, temos muitos outros dados essenciais dos associados que devem ser protegidos com respeito e responsabilidade. Estou bastante entusiasmado com o avanço da cultura de proteção de dados na Afresp e agradeço a todos os presentes por participarem desse movimento. Precisamos garantir que essa cultura seja perene na nossa entidade”, destacou Lania.

O DPO da Afresp, Alexandre Palácio, destacou a importância da disseminação de boas práticas dentro da organização. Além da divulgação de materiais informativos, como cards e comunicados internos, o treinamento fortalece a conscientização sobre a segurança dos dados.

 O Dr. Toro, por sua vez, enfatizou a relevância da cultura organizacional na proteção das informações. Durante a apresentação, foram abordados conceitos fundamentais da LGPD, como transparência, segurança, prevenção e não discriminação. O advogado explicou a necessidade de adotar medidas técnicas e administrativas para garantir a proteção dos dados

O treinamento também alertou para riscos cotidianos, como informações deixadas expostas em papéis, conversas em locais públicos e documentos visíveis em mesas de trabalho. Foram apresentados exemplos práticos sobre a aplicação da LGPD, considerando normativas da ANS e a relevância da transparência no tratamento de dados.

A gerente de TI, Wania Luna, compartilhou informações sobre o recente teste de segurança (Pen Tester) realizado pela área de Tecnologia da Informação, reforçando a preocupação da Afresp com a segurança digital. O DPO Alexandre Palácio incentivou os colaboradores a questionarem e conscientizarem seus colegas sobre o tema. “A ideia da LGPD é que vocês tenham liberdade de perguntar e conscientizar. Estamos trabalhando para garantir que estejamos preparados para qualquer cenário”, afirmou.

Dr. Rafael lembrou que a formação do comitê  LGPD da Afresp está próximo de completar um ano e convidou todos os colaboradores a conhecerem melhor os documentos e boas práticas já implementadas. O evento também marcou o anúncio do lançamento do vídeo de treinamento sobre LGPD, que estará disponível para todos os colaboradores da Afresp neste mês de março.

Ao final dos eventos, Alexandre Lania reforçou a importância do comprometimento de todos. “Mexemos com dados sensíveis e importantes dos nossos associados. Sei que essa é uma questão cultural e fico feliz ao ver que essa ideia está se enraizando na Afresp. Agradeço ao Palácio, à comissão de LGPD e a todos os colaboradores que continuam se empenhando nesse processo”.

A Afresp segue firme em sua jornada de adequação à LGPD, garantindo maior segurança, transparência e respeito aos dados dos associados e colaboradores.