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Araraquara, São Carlos, Franca e S. J. Campos: orientação médica e emergência

30 set 2016 • Viviane Mendes

Sempre atenta às necessidades de seus filiados e em busca dos melhores serviços, a Amafresp e a parceira BEM Emergências Médicas apresentam novidades.

A partir de outubro, as cidades de Araraquara, São Carlos, Franca e São José dos Campos poderão contar com a assistência de um médico 24 horas por telefone e atendimento médico domiciliar em casos de urgência e emergência.

O beneficiário receberá orientações imediatas em situações que envolvem a sua saúde, além de sanar dúvidas médicas do dia a dia: como medicamentos e dosagens, auxílio nas interpretações de exames e, ainda, orientação sobre procedimentos de primeiros socorros em situações emergenciais.

Em caso de urgência e emergência, o atendimento poderá se estender até a residência e encaminhamento ao prestador credenciado caso seja necessário.

Confira abaixo alguns benefícios do serviço de Aconselhamento Médico Telefônico (0800 173017):

– Assistência médica 24 horas por dia, 7 dias por semana;
– Orientações médicas por telefone, evitando o deslocamento para um pronto atendimento;
– Atendimento rápido;
– Diminuição da ansiedade em situações difíceis;
– Sem limite de idade e utilização;
– Sem restrição geográfica, atendimento nacional;
– Os aconselhamentos seguem protocolo de conduta médica;
– Evita a automedicação.

O que são EMERGÊNCIAS MÉDICAS?
Situações de agravo à saúde com risco iminente de vida, tais como:
Perda da consciência; dor intensa, especialmente no peito, que corre para os braços, com suor frio, falta de ar e vômitos; alteração súbita do nível de consciência (desmaio); dificuldade de movimentação ou de fala; perda de sangue grave, com placas vermelhas, tosse, falta de ar e edemas; falta de ar intensa, suor excessivo, dificuldade em permanecer deitado, cor arroxeada da pele, lábios e língua; movimentos do tipo tremores em todo o corpo ou parte dele, desvio dos olhos e repuxo da boca; aumento súbito da pressão arterial, acompanhada de dores de cabeça, tonturas e falta de ar; acidentes domésticos graves, com fraturas e impossibilidade de locomoção do enfermo; perda de líquidos em grandes volumes – sangue, vômitos com queda de pressão-, palidez, extremidades frias, sede e perda de força; afogamentos; choques elétricos; intoxicações graves, etc.

O que são URGÊNCIAS MÉDICAS?
Situação de agravo à saúde, que, por sua gravidade, desconforto ou dor, requer atendimento imediato, porém sem risco iminente de vida, tais como:
Febre elevada de causa não esclarecida e rebelde a antitérmicos, com dor de cabeça ou crise convulsiva; vômitos repetidos; dores de cabeça súbitas e de forte intensidade, não habituais; tonturas intensas acompanhadas de perda súbita do equilíbrio e/ou sonolência; dor lombar súbita muito intensa, acompanhada de náuseas, vômitos e alterações urinárias; dor no abdômen (lado direito), com vômitos febre e náuseas; cortes profundos ou fraturas sem hemorragias, etc.

Como agir em situações de urgência e emergência?

– Mantenha a calma e fale devagar.
– Informe o nome, telefone e local onde está o paciente.
– Cite alguns pontos de referência do local.
– Informe os principais sintomas (ex.: dores, sangramentos, falta de consciência e etc.).
– Ouça as instruções do atendente e não desligue antes de ser orientado a fazê-lo.
– Se houver mudança no quadro do paciente ou qualquer dúvida, ligue novamente para a Central de Atendimento.
– Caso você ou alguém presente conheça procedimentos de primeiros socorros, utilize-os conforme orientação recebida pela nossa equipe.
– Não deixe o paciente sozinho. Se possível, peça a alguém para acompanhar o paciente ou aguardar nossa equipe fora da residência. Em caso de apartamento, deixe o elevador desocupado.

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