Sem categoria

Amafresp inicia campanha de prevenção ao câncer de mama e próstata

01 nov 2016 • Fabieli de Paula

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados mais de 57 mil casos de câncer de mama e 61 mil de câncer próstata para o Brasil, em 2016. Vale lembrar que o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres e o de próstata entre os homens, ambos perdem apenas para o câncer de pele.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento).

Seguindo a estratégia do rastreamento, a Amafresp lança a “Campanha Prevenção à distância”. A ação se inicia em algumas cidades do interior e litoral e se estenderá no decorrer de 2017 para todo o estado. O público alvo são filiados com mais de 40 anos que nos últimos dois anos não realizaram exames preventivos. Para as mulheres, os exames são mamografia, citologia oncótica (Papanicolau) e homens PSA Total e livre e USG de próstata.

A equipe de Prevenção da Amafresp detectou a necessidade de realizar essa campanha devido ao alto índice de filiados, com idade entre 40 e 70 anos, que não realizaram exames tão importantes para a saúde do homem e da mulher. “Identificamos que aproximadamente 25% das mulheres e 34% dos homens não realizaram esses exames preventivos nos últimos dois anos”, aponta a encarregada do setor de Prevenção, Ticiana Melosi Soria.

Estes filiados receberão em casa uma carta alertando a importância da realização desses exames na prevenção de doenças como câncer de próstata, mama e de colo de útero, além de um cupom que vale como pedido médico para o laboratório indicado no material. Participe de mais uma iniciativa da nossa Amafresp. Aceite este convite especial e diga sim para a vida!