Sem categoria

Veja como funciona o rateio da cota Amafresp

11 maio 2015 • Fabieli de Paula

Há 48 anos, a Amafresp é o sistema de saúde dos associados da Afresp, sob a forma de autogestão. Além de ser gerenciado por pessoas da classe, o custo da Amafresp é reduzido porque não tem finalidade de lucro.

O pagamento da Amafresp é feito pelo sistema de rateio mensal das despesas entre todos os inscritos na proporção das respectivas cotas. “O rateio, como é em função da despesa, oscila mês a mês, conforme os valores gastos, em assistência à saúde, pelos filiados”, disse o diretor da Amafresp, Alexandre Lania Gonçalves.

O valor unitário da cota é apurado no final de cada mês, dividindo a soma das despesas com assistência à saúde e outras dela decorrentes, acrescida da taxa de administração à Afresp, pelo total de cotas apurado no último dia do mês de referência.

Lania explicou que, se em determinado mês o montante a ser efetivamente pago das despesas relativas à assistência à saúde e outras dela decorrentes for superior ao valor da receita advinda das cotas cobradas, o pagamento da diferença superior será feito com recursos retirados do Fundo de Reserva, que deverá ser desenvolvido mediante ajuste nas cotas mensais seguintes cobradas dos filiados.

g-grafica-329-004