Sem categoria

Inscrições abertas para Vacinação contra a Meningite B

24 ago 2015 • Fabieli de Paula

Inscrições abertas para Vacinação contra a Meningite B

[datar]

A Amafresp, sempre atenta às demandas de seus filiados, é o primeiro plano de saúde do Brasil a lançar uma Campanha de Vacinação contra a Meningite B, exclusiva para filiados Amafresp com 2 meses a 5 anos completos, conforme orientação médica.

A encarregada operacional de Prevenção da Amafresp, Ticiana Melosi, organizadora desse importante evento, disse que a vacina chamada de Bexsero (Meningite B) já existe há alguns anos nos Estados Unidos e na Europa, mas só no começo de 2015 foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso no Brasil e tem como principal alvo de imunização as crianças até 5 anos de idade.

“As famílias têm encontrado dificuldade em obter a vacina, medicamento que não está disponível no Sistema Único da Saúde (SUS) e está em falta no serviço privado também devido a problemas de abastecimento”, explica Ticiana. Mesmo nessas condições, a Amafresp não poupou esforços para adquirir e oferecer essa vacina aos seus filiados, ressalta o diretor da Amafresp, Alexandre Lania Gonçalves.

O diretor da Amafresp ainda destacou a importância dessa campanha. “Meningite é uma doença grave, e a Amafresp é o primeiro plano de saúde do país que vem avançando e inovando na Medicina Preventiva. Por isso pedimos para que os filiados participem e divulguem essa iniciativa”, disse.

As inscrições para a campanha podem ser feitas pelo site da Afresp (clique aqui), na sede da Associação ou no escritório centro. É possível ainda inscrever-se por telefone, através dos números (11) 3886-8856/8846. No interior, os filiados podem entrar em contato diretamente com a sede regional de sua cidade.

Capital

Data: 26/09/2015
Local: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 4843 – SP (sede da Afresp)
A 2ª dose da vacina está programada para o dia 28/11/2015

Interior
Data: 28/09 a 02/10/2015
Local: Verificar com a Regional mais próxima
A 2ª dose da vacina está programada para o período de 30/11 a 04/12/2015

CAUSAS
A meningite é uma inflamação de uma das membranas que envolvem o cérebro, com maior incidência em lactentes e crianças menores de 5 anos. Essa doença pode surgir por bactérias (como o meningococo), a mais grave, ou por vírus. A patologia costuma ser transmitida por meio de contato direto com pessoas contaminadas, seja por beijo, tosse ou espirro, e passa de uma garganta para a outra.

SINTOMAS
Os pacientes apresentam, normalmente, febre alta, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele, desânimo e moleza no corpo.

TRATAMENTO
O ideal é que a doença seja diagnosticada logo, já que os sintomas podem ser confundidos com os de outro mal. Diagnosticada, a patologia é tratada com antibióticos, e os pacientes precisam ser internados.

CONTRAINDICAÇÕES
– Se a criança estiver com febre
-Em caso de crianças hemofílicas ou com qualquer problema de coagulação sanguínea
– Crianças alérgicas aos Componentes da Vacina

BULA DA VACINA (composição)

Uma dose de 0,5 ml da suspensão injetável contém:
Proteína de fusão NHBA recombinante de Neisseria meningitidis grupo B 1, 2,3
50 microgramas
Proteína NadA recombinante de Neisseria meningitidis grupo B 1, 2,3
50 microgramas
Proteína de fusão fHbp recombinante de Neisseria meningitidis grupo B 1, 2,3
50 microgramas
Vesículas de membrana externa (OMV) de Neisseria meningitidis grupo B
cepa NZ98/254 medida como quantidade de proteína total contendo PorA P1.42
25 microgramas
1Produzida em células de E. coli através da tecnologia de DNA recombinante.
2Adsorvida em hidróxido de alumínio (0,5 mg Al3+).
3 NBHA (Antígeno de Ligação de Neisseria com Heparina), NadA (Adesina A de Neisseria), fHbp (Proteína de Ligação com o fator H).
Excipientes: cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injetáveis.