Sem categoria

Entenda como funciona o setor de Credenciamento da Amafresp

22 maio 2015 • Fabieli de Paula

O setor de Credenciamento é responsável por formar a Rede de Prestadores de Serviços Médicos e Profissionais de Saúde no estado de São Paulo, buscando profissionais capacitados, a fim de manter a qualidade da rede credenciada aos associados da Amafresp.

O Credenciamento é realizado por meio de instrumento contratual com médicos, clínicas, laboratórios, hospitais e outros profissionais da área da saúde, obedecendo a rigorosos critérios técnicos e administrativos.

A equipe do Credenciamento Amafresp é composta pela coordenadora Liliana Barros e quatro assistentes administrativos. “Apresentamos a Amafresp às Instituições e Profissionais de Saúde como operadora de Autogestão, realizando processos de credenciamento, no sentido de assegurar o atendimento médico”, disse Liliana.

A Coordenação é responsável pela manutenção, negociação, parceria e prospecção de recursos para credenciamentos, especialmente em regiões carentes, contando com o apoio de Comissões criadas nas cidades do município e interior de São Paulo, bem como indicação de associados.

Segundo Liliana, o setor de credenciamento, por ser o responsável pela origem de todas as informações que resultam no atendimento médico ao associado, oferece todo o suporte e orientações necessárias aos demais setores da Amafresp, como Central de Guias, Análises de Contas, Reembolso, Cobrança, Secretaria da Amafresp, OPME, Home Care, Inscrição e Serviço Social.

Outras atividades realizadas pelo setor de credenciamento:
• Extensões de credenciamentos – ampliação de um determinado atendimento oferecido por um prestador;
• Alteração cadastral, quando ocorre mudança de endereço, CNPJ, Razão Social, entre outros dados cadastrais;
• Descredenciamentos, quando há a solicitação do prestador por algum motivo específico;
• Negociação de valores de tabelas, obedecendo às diretrizes estabelecidas pela Diretoria;
• Reversões de cobranças particulares, intermediando junto ao prestador que realizou a cobrança, para cancelamento.

Liliana enfatizou que o departamento dedica-se também as atividades para o cumprimento das Resoluções estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), sendo uma delas, como exemplo, a atualização de todos os instrumentos contratuais estabelecidos com cada prestador de serviços, conforme determinado por meio da Lei 13.003, que dispõe sobre os contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços.

Além disso, o setor de Credenciamento busca a ampliação da rede em regiões carentes, aliada a qualidade dos serviços. “Queremos cada vez mais parcerias com prestadores de serviços, buscando qualidade de atendimento, equilíbrio financeiro, sustentabilidade do plano”, disse.

Os credenciamentos de prestadores são realizados por indicação dos associados, mediante preenchimento e assinatura do Formulário de indicação de credenciamento.
Especialmente indicações oriundas das cidades do interior, muito nos auxilia para a composição da rede.