Sem categoria

Entenda como funciona o departamento de Análise de Contas Médicas

13 out 2015 • Fabieli de Paula

O departamento de Análise de Contas é responsável por promover o pagamento aos credenciados, analisando e auditando as contas apresentadas mensalmente. Atualmente são 12 pessoas que trabalham no setor, sendo um coordenador operacional, dez analistas e um auxiliar de protocolo.

A Análise de Contas, primeiramente recebe, faz a abertura do processo de análise no sistema e realiza distribuição das faturas dos credenciados, por meio de um auxiliar de protocolo. Na sequência os analistas verificam os custos dos serviços prestados por todos os credenciados da Amafresp, através de uma análise técnica e minuciosa do faturamento das contas médicas que são encaminhadas. “Significa que todo atendimento médico que é cobrado, passa por um filtro na Análise de Contas, evitando assim excessos de custos”, disse o coordenador operacional, Alexandre Testa.

Testa explicou que a área também conta com a expertise e experiência dos analistas da Amafresp, que buscam identificar excessos de cobrança, que não são inibidos pelo sistema, “excesso de diárias e taxas na internação, exames que não constam no pedido médico, procedimentos com quantidades excessivas , são alguns exemplos”.

Após o analista liberar todas as contas, fecha o processo, e ele está pronto para pagamento. “No fim do dia ou da semana, o colaborador Amafresp organiza seus processos em lotes para que sejam encaminhados ao arquivo morto. Finalmente, quando todos os processos do vencimento estiverem prontos (fechados), é tirado um relatório (borderô), o qual é encaminhado para gerência, diretoria Amafresp e Tesouraria, para pagamento dos respectivos credenciados”. Outra atribuição da área é o atendimento às ligações referentes a dúvidas ao Extrato de Uso do Serviço Amafresp.