Sem categoria

Conheça mais sobre a história da Amafresp

17 jul 2014 • Fabieli de Paula

Conheça mais sobre a história da Amafresp

A Afresp organizou seu primeiro serviço de assistência à saúde aos associados em 1967, chamada de “Assistência Médica e Hospitalar- Segurança Saúde”.

O associado que participava do serviço pagava uma taxa de inscrição e mensalmente a de manutenção. Os três primeiros AFRs inscritos foram os colegas Benedito Franco da Silveira Filho, Carlos Araújo Duarte Silva e João Fernandes Campos. A organização do serviço foi feita pela Diretoria Executiva com aprovação do Conselho Deliberativo.

O serviço de saúde da Afresp cresceu em virtude do aumento dos participantes. A fórmula de pagamento mensal dos serviços utilizados não estava mais atendendo às necessidades dos usuários. Dessa forma, no final de 1982, depois de muitas simulações, a Diretoria Executiva apresentou ao Conselho Deliberativo a minuta de organização do novo plano de saúde da Afresp: a Amafresp.

Para entender melhor o funcionamento do plano de saúde dos Agentes Fiscais de Rendas, entrevistamos o diretor da Amafresp, Luiz Carlos Toloi Junior. Confira:

toloi_amafresp_site
Diretor da Amafresp, Luiz Carlos Toloi Junior

O que é a Amafresp?
É o sistema de saúde dos associados da Afresp, sob a forma de autogestão, que tem como objetivo o cuidado com a saúde dos filiados e a qualidade de vida, com base na solidariedade entre as pessoas.

O que é autogestão?
A autogestão é a forma de administração de um serviço para um grupo restrito de pessoas, que oferece muitas vantagens se compararmos com os planos comuns do mercado. Não visa lucro e tem regulamento próprio, observando as regras da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Qual é o benefício deste tipo de plano para os associados?
Além de ser gerenciado por pessoas da classe, cuidamos da nossa própria saúde, o custo é reduzido porque não temos finalidade de lucro, nossos diretores não são remunerados, o que se reverte na ampliação da cobertura e faz da Amafrep um plano diferenciado dos planos comuns de mercado.

Como são definidas as coberturas e benefícios?
Elas são baseadas na necessidade do próprio associado e também com o avanço tecnológico na medicina. Mas é bom ressaltar que sempre buscamos manter como parâmetro o poder aquisitivo do associado, visando oferecer o melhor atendimento. Aliás, gostaria de ressaltar que a Amafresp é um plano realmente especial, porque recebe elogios até mesmo da classe médica pela atenção ao serviço.

Qual é o procedimento legal para definir as coberturas e benefícios?
Com base nos parâmetros estabelecidos pela ANS, a Diretoria da Amafresp busca atender às necessidades dos filiados. Quando necessários são feitas propostas de alterações e mudanças no Regulamento, as mesmas passam pelo crivo do Conselho Deliberativo, que as analisa e aprova. O Conselho é formado por colegas de todas as regiões do Estado.

Como é o sistema de pagamento da Amafresp?
O pagamento é feito pelo sistema de rateio mensal das despesas entre todos os inscritos na proporção das respectivas cotas. O rateio, como é em função da despesa, oscila mês a mês, conforme os valores gastos, em assistência à saúde, pelos filiados.

Além do rateio existe outra participação do filiado?
Sim. São participações previstas pela ANS, aprovadas pelo Conselho Deliberativo e contidas no Artigo 4º do Regulamento. As participações são pelo excesso de uso que ultrapassa os limites do Artigo 4º e são de responsabilidade do filiado. Por exemplo, entram no rateio as 12 primeiras consultas por ano de cada associado; a partir da 13ª, o associado deverá assumir 50% do valor. Já na fonoaudiologia, são previstas para o rateio até 60 sessões por ano e a partir daí o filiado deve pagar a participação de 80%”. É importante ressaltar que a coparticipação existe há mais de 20 anos.

O que difere a cobertura da Amafresp de outros planos de saúde?
São muitos os procedimentos que oferecemos além dos previstos pela ANS. A Amafresp é diferente dos planos de saúde do mercado. Não segue os parâmetros da ANS, vai muito além, como por exemplo: cirurgia de miopia a partir de 3º graus, lente intraocular monofocal importada, odontologia, fonoaudiologia, psicoterapia, remoção aérea, transplantes, fornecimento de medicamentos especiais, próteses importadas, vacinas, entre outros.

Qual ponto da filosofia da Amafresp destacaria?
Não somos apenas um plano de saúde, somos uma família. O filiado tem apoio e isso tudo ocorre porque a Amafresp é nossa. A humanização é um conceito muito importante. A Amafresp é composta por vários setores como Gerência, Auditoria Médica, Serviço Social, Credenciamento, Emissão de Guias, Protocolo, OdontoAfresp, Prevenção e Análise de Contas. O filiado tem livre acesso ao diretor e aos demais funcionários. A gerente Rosângela Lázaro está sempre pronta para atender todos os filiados que buscam orientação. Dr. Walter Lyrio do Valle, Pedro Hsieh e o Dr. Jonas Brudniewsky, dispensam atenção absoluta aos nossos filiados. Tudo para que o fiscal e sua família tenham um ótimo atendimento e um pronto restabelecimento. Além de bons profissionais, a Amafresp oferece o calor humano de uma família de verdade. Cuidar da vida das pessoas é uma grande responsabilidade. A vida sempre nos ensina e na Amafresp recebemos lições.